Se entrou aqui é porque provavelmente coloca a si mesmo a hipotese de recorrer à ajuda de um psicólogo. Hoje em dia, procurar ajuda psicológica especializada acaba por fazer parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em algumas fases da sua vida, crítica ou não, necessite de recorrer a um psicólogo. Não é vergonha alguma dizer que se anda num psicólogo, porque muitas vezes as potencialidades de nos sentirmos bem estão dentro de nós, nós é que não as vislumbramos.........



domingo, 2 de outubro de 2011

Será a minha ansiedade normal ou patológica?

Geralmente a nossa saúde mental manifesta-se principalmente no nosso corpo. Não são raros os casos de pessoas que surgem em terapia encaminhados pelo médico de clinica geral com sintomas fisicos constantes, constantes são também as angústias das pessoas que não sabem o que têm e tenderm a fazer exames e mais exames sem resposta alguma ao seu problema. Muitas vezes questiono, "está a passar por alguma situação particularmente complicada", as pessoas tendem a dizer-me que "nã0". Mas a verdade é que as nossas angústias, os nossos medos que vamos lidando no nosso dia a dia, a longo prazo trazem consequências a nível fisico e emocional.

Após ser cuidadosamente examinado pelo seu médico, ele diz-lhe que o seu exame é normal, mas que os sintomas que apresenta são de certeza de origem "nervosa". Isto significa que você sofre de ansiedade e que ela se manifesta sob a forma de vários sintomas fisicos.


Sintomas de ansiedade

- Sensação de bola no estômago
- Palpitações
- Dor de cabeça
- Dores dorsais
- Medo de ter cancro ou outra doença grave


A ansiedade é um problema psicológico que se traduz por um sentimento de insegurança, ou, medo sem fundamento real. Todos nós somos ansiosos em determinado momento da vida sem que isso seja patológico. Existem contudo diferente graus de ansiedade.

Em algumas pessoas, a ansiedade exprime-se por sentimentos de medo, inquietação, sensação de perigo iminente (medo de insucesso, morte súbita, medo de perder o auto controle, medo de ficar mentalmente destabilizado)

Em alguns casos, a ansiedade é acompanhada por algumas manifestações físicas, tais como, secura de boca, pulso acelerado, transpiração, opressão toráxica, e vertigens. Nestes casos, chamamos-lhe angústia

Causas da Ansiedade 

É normal e extremamente importante, percebermos que a ansiedade é no início, uma reacção normal, um sinal de alarme do organismo perante certos acontecimentos da vida quotidiana. Se ela está controlada, a ansiedade actua sobretudo como estimulante.


As dificuldades da vida são habitualmente o factor desencadeante da ansiedade e, nos casos agudos, da angústia. Além disso, as dificuldades pessoais de inserção na sociedade, os conflitos interiores no domínio afectivo, emocional e sexual podem conduzir a uma sintomatologia ansiosa. A dor e o abuso de certas substâncias (café, chá, tabaco, álcool e drogas diversas) podem também desencadear episódios ansiosos.

Qual a relação da Ansiedade com a Depressão?


A ansiedade faz parte do quadro clínico da depressão e está associada de forma variável às alterações de humor e aos estados depressivos. Podemos, assim, dizer que todos os têm depressão sofrem de ansiedade, mais ou menos pronunciada.

Por outro lado podemos afirmar que a maioria das pessoas em que a ansiedade se manifesta num grau elevado podem acabar num estado depressivo, o que significa, que sempre que haja uma ansiedade importante, deve consultar o seu médico, visto ser o único que o poderá ajudar.


Ansiedade, o que fazer?



Saia a tempo de casa: Contra o atraso dos transportes públicos ou o congestionamento de trânsito, nada pode fazer. No entanto, pode decidir sair um quarto de hora mais cedo, o que de certo diminuirá consideravelmente a ansiedade matinal no trajecto casa-trabalho

Organize o seu trabalho: A falta de organização e de planificação são as causas mais frequentes da ansiedade no trabalho. Em cada dia estabeleça um programa de tarefas a cumprir e prioridades. Assim não só evitará os "esquecimentos" mas, sobretudo terá a impressão de controlar melhor as suas tarefas.

Comunique:  Muita gente tem tendência a permanecer calado, guardando para si os seus pensamentos e problemas. Fará melhor em conversar. Quer por si, que falando, esclarece e desdramatiza a situação, quer pela sua família e amigos, na medida em que, se ficar calado, pensarão serem culpados dos seus problemas, ou que não deposita confiança neles. Em caso de conflito com alguém não adie o momento de falar à pessoa em questão.

Relaxamento:
Consiste numa contracção sistemática dos principais músculos do corpo, seguida de uma distensão. O efeito calmante é muito rápido: 10 a 20 minutos




- Instale-se num lugar tranquilo, descalço e vestido confortavelmente.
- Deite-se de costas, braços ao longo do corpo e com as palmas das mãos viradas para cima.
- Inspire profundamente, retenha a respiração durante alguns segundos e expire lentamente.
- Contraia com a maior força possível os músculos da cara durante 5 segundos.
- Faça o mesmo com os músculos dos ombros, dos braços, das mãos, até aos dedos dos pés.
- Finalmente permaneça imóvel durante alguns minutos imaginando algo de agradável.

Sono:

Alguns pequenos "truques" para melhor adormecer:
- Evite os excitantes á noite, coma um jantar ligeiro e não muito tarde.
- A leitura é frequentemente um bom meio para relaxar desde que esteja confortavelmente instalado: sentado, apoiado nas costas, pescoço e cabeça.
- Se acordar com dores nas costas, durma de costas com uma almofada debaixo dos joelhos e com uma toalha enrolada apoiando o pescoço.
- Adopte uma posição cómoda para dormir; deite-se de lado coluna vertebral e pescoço direitos, cotovelos joelhos e flectidos.

Por outro lado concentrar o seu interesse sobre algo preciso, pode ajudá-lo a eliminar um episódio ansioso.

(mais informações: http://www.fc.ul.pt/gapsi/Ansiedade.pdf)



Se nenhuma destas regras básicas o ajudar a tranquilizar, existe sempre o caminho do acompanhamento psicológico. Para muitas pessoas, e na minha prática clínica tem-se revelado muito eficaz, ajudando o paciente a compreender e a resolver conflitos psicológicos internos, com o consequente desaparecimento dos sintomas e aumento do bem estar físico e psicológico do paciente. Com o acompanhamento psicológico  os resultados começam a aparecer muito rapidamente passadas 8-12 semanas os sintomas desaparecem, e a vida passa a ser vivida e olhada de forma mais tranquila e confiante.
Não deixe que a ansiedade tome conta da sua vida! Cuide de si! Contacte-me!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ha razao para ir ao psicólogo? Escreva-me e exponha o que sente, o que o perturba, o que precisa de esclarecer na sua cabeça....