Se entrou aqui é porque provavelmente coloca a si mesmo a hipotese de recorrer à ajuda de um psicólogo. Hoje em dia, procurar ajuda psicológica especializada acaba por fazer parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em algumas fases da sua vida, crítica ou não, necessite de recorrer a um psicólogo. Não é vergonha alguma dizer que se anda num psicólogo, porque muitas vezes as potencialidades de nos sentirmos bem estão dentro de nós, nós é que não as vislumbramos.........



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Comportamentos auto-destrutivos: quando o nosso inimigo somos nós próprios

Uma pessoa que é predisposta a ter um comportamento auto-destrutivo também tem uma tendência para a "auto-destabilização". É muito importante compreender por que agimos de determinadas maneiras. Algumas pessoas parecem viver uma vida normal e saudável (APARENTEMENTE) mas sob essa aparência, o indivíduo pode desenvolver tendências a destabilização de si mesmo. Se um indivíduo tem um padrão auto-destrutivo no seu comportamento, é importante procurar a ajuda de um profissional.

Assim, fazemos coisas contra nós mesmos, destruímos-nos sem perceber o porquê ou até mesmo por raiva auto-imposta. Comportamentos autodestrutivos referem-se a toda acção que provoca prejuízo para si mesmo. São comportamentos ilógicos, pois infelizmente o ser humano é mais irracional do que gostaríamos.

Os comportamentos auto-destrutivos podem ter diferentes formas, por exemplo, alguém que come demais pode apresentar um comportamento auto-destrutivo, e se se alimenta muito provavelmente é porque possui ou já possuiu algum conflito emocional na sua vida. Por alguma razão, ele aprendeu a lidar com seu conflito pessoal através do alimento, isto é uma espécie de comportamento auto-destrutivo que leva à obesidade, problemas de saúde e podem até mesmo a uma morte prematura devido a complicações da obesidade. Assim como qualquer perturbação, é importante que o indivíduo perceba esse comportamento para iniciar um tratamento.


Que outros comportamentos auto-destrutivos poderemos ter?


- Fumamos e bebemos, apesar dos danos.
- Comemos demais.
- Tomamos remédios em excesso.
- Nos corroemos de ciúmes, raiva.
- Em casos extremos algumas pessoas até usam objetos cortantes sobre a própria pele com a clara intenção de provocar dor em si mesmo.


Outro tipo de comportamento auto-destrutivo é o pensamento negativo. Este é um dos piores obstáculos que um indivíduo pode ter. Neste caso também é importante aprender a usar o pensamento positivo para alcançar o sucesso na sua vida. Devemos lembrar que as pessoas têm possibilidades ilimitadas e o pensamento negativo apenas as impedem de vencer na vida.

Outro comportamento auto-destrutivo é violência física. Se uma pessoa foi abusada durante a infância, pode então procurar ter um relacionamento abusivo na sua vida. Isto pode tornar-se muito perigoso e mortal prejudicando todos aqueles que estão envolvidos no relacionamento.

Um indivíduo que tem problemas de abuso, tem uma tendência à autodestruição. Esta pessoa está destruindo-se a si mesmo por cair num comportamento totalmente negativo para ele. Este é um problema que pode levar à morte, perda de emprego e até o carinho dos seus significativos.

Dica do psicólogo: Faça uma lista dos seus comportamentos auto-destrutivos. Avalie o inicio destes comportamentos, quando começaram? Avalie o que você ganha com cada um deles. Por exemplo: ao beber você “esquece” dos seus problemas? Faça uma lista detalhada e tome consciência de qual o ganho secundário, pois sabemos que por trás de cada atitude auto destrutiva está uma necessidade e uma tentativa (mal sucedida) em superar alguma dificuldade.

O que mais causa sofrimento no ser humano?
Perdas. Perder emprego, perder bens materiais, perder pessoas queridas por morte, por mudança física ou afastamento emocional. Qualquer perda é dolorosa, mas perder pessoas muitas vezes são sofrimentos quase impossíveis de serem esquecidos. O sofrimento é próprio do ser humano, os problemas existenciais são dores naturais do ser humano.

Sofrimento não tem a ver com depressão
Depressão é uma doença, tal como já foi abordado neste blog. Em alguns países é a primeira causa de incapacidade. O sofrimento faz parte da vida, e devemos aceitar a vida com todas as suas vicissitudes mas não precisamos continuar a sofrer eternamente. Devemos aceitar cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento. Se a cada problema que lhe aparecer você se volta para comportamentos autodestrutivos é sinal de que não está aprender com a vida, que se está entregar a ela da forma mais cruel que poderia fazer consigo mesmo.

As pessoas não sofrem só com o que lhes acontece, sofrem pela forma como olham para aquilo que lhes acontece.  A personalidade de cada um filtra o que aconteceu, conforme os recursos pessoais que cada um tem para enfrentar e superar os stresses da vida terá um final diferente.

Os comportamentos autodestrutivos são tentativas mal sucedidas de conviver com problemas, traumas e stresses. É uma forma ansiosa de superação. Beber para esquecer, fumar para se distrair, utilizar da automedicação achando que irá resolver facilmente e sua doença, deixar a raiva invadir a sua mente por considerar que é impossível resolver os problemas.

Saiba que quando não conseguimos sozinhos sempre podemos contar com um psicólogo para este apoio.,,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ha razao para ir ao psicólogo? Escreva-me e exponha o que sente, o que o perturba, o que precisa de esclarecer na sua cabeça....