Se entrou aqui é porque provavelmente coloca a si mesmo a hipotese de recorrer à ajuda de um psicólogo. Hoje em dia, procurar ajuda psicológica especializada acaba por fazer parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em algumas fases da sua vida, crítica ou não, necessite de recorrer a um psicólogo. Não é vergonha alguma dizer que se anda num psicólogo, porque muitas vezes as potencialidades de nos sentirmos bem estão dentro de nós, nós é que não as vislumbramos.........



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ciúmes: Quando se ama demais? Resposta ao que sempre quis saber sobre o ciúme...


 
 Hoje em dia, são cada vez mais as resportagens veinculadas pelos meios de comunicação de casos de violência entre casais. Uma das muitas causas que poderá despoletar uma discussão e consecuentemente uma agressão são precisamente os ciúmes. Quem nunca sentiu ciúmes? São saudáveis ou prejudiciais num relacionamento? Este é um assunto que já foi abordado em outras publicações anteriores, mas este é um tema que nunca se esgota numa sociedade em que os sentimentos de poder e de controle parecem ser cada vez mais vincados....Mais, as redes sociais, tipo facebook, são cada vez mais uma fonte concreta de ciúmes, conseguem perceber porquê?


Antes demais é conveniente percebermos....

O que são os Ciúmes?  
É a emoção usada pelo seu psiquismo como reação ao medo de perder. Existem pessoas que gostam de sentir ciúme, pois todas as emoções geram neurotransmissores e so eu cérebro fica viciado neles da mesma forma como fica viciado em álcool, nicotina, cafeína...

O ciúme, a expectativa, a carência e a decepção são pontos de chegada possíveis para o nosso medo de perder. O ciúme tem como subproduto a mentira, para evitar a reação ciúmenta do outro nós mentimos, pois o ciúme torna-nos agressivos e como forma de se proteger, de autopreservação o indivíduo geralmente mente. É precisamente quando o outro descobre que alguém mentiu, que deixa de confiar, de controlar e os ciúmes que até poderiam ser controlados, tornam-se descontrolados, obsessivos, neuróticos.
   
Ciúmes é sinal de amor ou de desrespeito?
A resposta é simples: Depende.
Na realidade os ciúmes são como tudo na vida, se tiver pouco faz falta, se tiver demais “transborda”.
Uma dose controlada de ciúmes significa que você valoriza a outra pessoa, que ela é importante na sua vida.Sabemos que os ciúmes passaram do limite quando estes começam a provocar prejuízos na sua vida ou na vida das outras pessoas. Não falo só de prejuízo financeiro, falo das perdas, do sofrimento desproporcional por causa dos ciúmes.

Ciúmes patológico é sempre desrespeitoso. Você percebe que entrou no nível de ciúmes patológico quando, por exemplo, perde tempo no seu trabalho querendo saber por onde anda e o que  a sua cara metade está a fazer

Liga para controlar os passos dele (a), tal e qual um detective. Perder o sono por ciúmes, acordar no meio
da noite a pensar “o que será que ele (ela) está a fazer?”. Ficar nervoso (a) quando não localizou seu marido/namorado etc. tudo isso é ciúme patológico.

O ciúme é patológico, ou seja, doentio, quando a sua rotina é modificada por conta desse ciúme. Quando não há provas concretas para tal desconfiança, não há indícios de que você pode estar sendo traído e ainda assim você sofre com a possibilidade de ser traído é o indicio de que você será beneficiado com a ajuda de um psicólogo.

 
Ciúmes é medo de traição?
Sim, mesmo que a pessoa tenha ciúmes de que o namorado vá à casa da mãe dele. Claro que ela não acha que ele vai ter um caso com a mãe, mas nos ciúmes patológico ela pensa que ele vai dividir o amor, que “deveria” receber com exclusividade. Há um erro de julgamento neste ciúme, pois o amor que este rapaz dispensa à mãe é absolutamente diferente do amor que dedica à namorada. Os dois tipos de amor coexistem, mas o ciumento patológico não consegue perceber quais as diferenças nestes "tipos de amor".

O mais interessante nesta história é que os ciúmes existem independente do facto de você realmente estar sendo traído.Ciúme patológico é quando o individuo sofre com a ideia de estar a ser traído sem ter provas ou indícios dessa traição. Isso significa que alguém pode estar a ser traído de facto, e ainda ter ciúmes patológico se ele não tiver indícios ou provas dessa traição. É irônico.
 
Existe ciúme normal?
O ciúme é dividido em normal e patológico. O normal é transitório, a pessoa tem uma sensação de ciúmes hoje, mas não fica com a ideia fixa a semana toda. O ciúme normal passa. O ciúme normal é específico, ou seja, a pessoa sente ciúmes de uma situação específica, e não de toda e qualquer situação.
Exemplo: sentir ciúmes de uma pessoa, ou de um lugar onde o outro vá, e não de todo e qualquer lugar.  Os ciúmes normais são baseados em factos reais. Ou seja, a pessoa tem ciúmes quando acontece alguma coisa concreta, como um telefonema, ou um presente que o outro tenha recebido, algum indicio real de que algo possa estar a “roubar” a pessoa amada.

Nos  ciúmes normais o maior desejo é de preservar o relacionamento. A pessoa quer ficar bem com o outro. Por outro lado os ciúmes patológicos é quando as preocupações são infundadas, são absurdas, exemplo: você liga para o seu companheiro e ele não atendeu o telefone. Pronto! Já será o suficiente para passar a tarde se “mordendo” de ciúmes. Esta é a típica cena que demonstra a necessidade da ajuda de um psicólogo.
 
O ciumento deseja ser traído?
Nos ciúmes patológico pode ter um desejo inconsciente de que haja mesmo a ameaça de um rival. De alguma forma a ideia dessa ameaça pode ser estimulante para o ciumento. O ciumento é um poço de emoções, ele se sente ansioso, às vezes depressivo, com raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, desejo de vingança, e é muito comum também o aumento do desejo sexual, por incrível que pareça.

O ciumento é um vulcão emocional, ele vive o amor de uma forma distorcida, que algumas vezes se torna num sentimento doentio. O ciumento patológico é muito sensível, vulnerável, muito desconfiado, tem a auto-estima muito baixa. E o seu mecanismo de defesa é comportar-se impulsivamente, quando vê já fez, já falou. Acaba sendo egoísta e até agressivo - ou seja, há um trasntorno psicológico.
 
Como posso saber se sou exagerado nos meus ciúmes?
Veja se você tem a necessidade de ter o controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro (a). Sofre com isso? Acaba por ter comportamentos de risco. Se você respondeu que sim para uma dessas perguntas é provável que você seja um ciumento patológico. Ter ciúmes de uma forma equilibrada é normal. Mas 10% da população percebe que tem problema no relacionamento e sofre demais por causa de ciúmes exagerados.Enfim, se você está dizendo coisas do tipo: “ fizeste a barba hoje porque vais encontrar-te com outra” ou “chegaste atrasada porque estavas com o outro”. Este tipo de frase é um belo indicador do quanto o ciúmes está patológico, fora de controle e a causar sofrimento.
 
O que provoca ciúmes?
O seu pensamento, a sua interpretação de que o relacionamento está ameaçado quanto à sua estabilidade ou quanto à sua qualidade. Ou seja, os ciúmes aparecem quando você acredita que o seu relacionamento foi abalado e corre risco de terminar.Percebeu? Ciúmes é como você “interpreta” a situação, não necessariamente refere-se a factos concretos. Percebemos que os ciúmes são exagerados quando a pessoa começa com comportamentos, digamos assim, ridículos.

A pessoa passa a ter comportamentos compulsivos, ou seja, ela não consegue segurar-se, parece que é mais forte do que ela e passa a abrir correspondência do outro, ouvir telefonemas, olhar os bolsos, carteira, confere recibos.

Já atendi casos onde a pessoa ia ver todo extrato do banco e perguntava o que era cada mínimo cheque descontado e até depósitos pequenos. O comportamento fica ridículo, para quem está de fora, isso parece um absurdo, mas para o ciumento não tem nada mais importante do que conferir cada item da vida do outro.Detetives particulares são sustentados à custa desse sentimento tão devastador.
 
O que tranquiliza o ciumento?
Nada! Existem pessoas com ciumes patológicos para o qual nada resolve as suas dúvidas, nada ameniza suas suspeitas, se ele não encontrou  nada de errado ou estranho acha que é porque não procurou direito. Quanto mais  investiga mais dúvidas tem, nada traz paz e tranquilidade.

Mesmo quando o outro conta tudo que faz durante o dia. Acha que isso resolve? Não, porque o ciumento quer saber detalhes. Sofre ouvindo os detalhes, mas ele quer saber. O que fez? Quando? Onde foi?
Mesmo quando não há motivos para ciúmes o parceiro do ciumento também sofre. Muitas vezes ele tenta acalmar o ciumento. Leva flores. Omite quando se encontra com uma amiga porque  asua esposa pode achar que foi um encontro romântico, aí a situação piora! Porque para o ciumento “Se teve que mentir é porque há um envolvimento, uma relação por trás”. Às vezes não.

O caminho para a solução nunca deverá ser o de “dar provas” para que este ciumento perceba que nada está acontecer, porque não há provas suficientes no mundo. O caminho deverá ser o de reestruturar esta pessoa, pelo processo terapêutico, e eliminarmos as fontes de insegurança internas. Devemos ir à origem do problema, que talvez possa estar em situações de seu passado onde percebeu que não poderia confiar nas pessoas, ou que não lhe dariam o amor que tanto desejava.
 
Comportamento de agressão por parte do ciumento
Muitas vezes o ciumento patológico ataca fisicamente. Agride, bate , espanca. Nem sempre o agredido dá queixa, por isso as estatísticas não são representações da realidade. Em casos de ciúmes patológicos é sempre interessante investigar a pessoa como um todo, ver outros problemas psicológicos, é comum que o ciúme seja um dos sintomas de um quadro mais complexo. Esse quadro pode ser desde um transtorno de alcoolismo, depressão, e em casos extremos esquizofrenia.

Não estou com isto a dizer que todo o ciumento é esquizofrênico, nem que todo esquizofrênico é ciumento. Mas deve ser investigada essa possibilidade sim. Porque na esquizofrenia ocorrem as alucinações e delirios, que quem sente não sabe que é alucinação, para ele é real.
Terapia Ajuda?
 
 
Os Ciúmes Patológicos podem ser trabalhados em terapia juntamente com o psicólogo?

Podem e devem! É preciso procurar um apoio psicoterapêutico porque o sofrimento é muito grande e muitas das vezes devastador. Isso pode ser amenizado. Como? Analisando a racionalidade desse ciúme. Analisando o quanto isso está limitando a tranquilidade mental da pessoa, e o que está a provocar na vida dela. Qual o sofrimento psicológico inútil que ela está a sentir. Tem que se procurar o diagnóstico correto. Ciúmes patológicos são apenas um sintoma que deve ser avaliado para se saber se está conectado a um quadro mais complexo, pode estar ligado a um transtorno obsessivo compulsivo, pode estar ligado a
 um quadro delirante, tem que ser avaliado.
Com a terapia você tem a oportunidade de entender o porque dessa insegurança, qual seu histórico de vida que lhe fragilizou tanto assim e te “deu de presente” esse sintoma tão arrasador que é o ciúme.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ha razao para ir ao psicólogo? Escreva-me e exponha o que sente, o que o perturba, o que precisa de esclarecer na sua cabeça....