Se entrou aqui é porque provavelmente coloca a si mesmo a hipotese de recorrer à ajuda de um psicólogo. Hoje em dia, procurar ajuda psicológica especializada acaba por fazer parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em algumas fases da sua vida, crítica ou não, necessite de recorrer a um psicólogo. Não é vergonha alguma dizer que se anda num psicólogo, porque muitas vezes as potencialidades de nos sentirmos bem estão dentro de nós, nós é que não as vislumbramos.........



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

É optimista ou pessimista?


A confiança é, primeiro que tudo, um reflexo de uma auto-imagem positiva. Para se ter confiança em si próprio é necessário gostar de si. Para inspirar confiança aos outros, é necessário aprender a ter confiança em si. Para convencer os outros, primeira tem de se convencer a si.Por que razão as pessoas carismáticas não têm quaisquerproblemas em encontrar gente que as siga? Porque elas estão convencidas de estar a fazer a coisa certa.

Aprendendo a apreciar-se, adoptando a atitude de que o êxito é um direito seu, pois você é tão inteligente, competente e cuidadoso como qualquer outro, o potencial do sou êxito aumentará astronomicamente.

No entanto, a autoconfiança é extremamente volátil. Aparece e desaparece sem percebermos exactamente porquê, à primeira vista. Note que eu disse "à primeira vista"! Porquê? Porque alguns momentos de introspecção são normalmente suficientes para descobrir o mistério que está por detrás do desaparecimento repentino da sua autoconfiança.




TESTE: É optimista ou pessimista?

1. Alguém põe um copo de água, vinho, sumo ou outra bebida de que gosta à sua frente. O copo está cheio até metade. A primeira coisa que pensa é:
a) O copo está meio vazio.
b) O copo está meio cheio.

2. Passa por uma bela casa – uma que está muito próxima da casa dos seus sonhos. A primeira coisa em que pensa é:
a) Nunca poderei pagar o preço de uma casa assim.
b) Espero que as pessoas que vivem nesta casa saibam aprecia a sua sorte.

3. Fica a saber que alguém no seu trabalho será promovido mas não sabe quem. A primeira coisa que lhe passa pela cabeça é:
a) Não serei eu.
b) Existe uma possibilidade de que seja eu.

4. Antes de sair esta manhã, reparou que o céu estava encoberto:
a) Leva a sua gabardina e um guarda-chuva para o caso de chover.
b) Pensa que é provável que o tempo levante com o passar do dia.

5. Está a espera de alguém na estação de comboios. O comboio chega, mas não o seu amigo. A primeira coisa em que pensa é:
a) Ele (ou ela) deve ter tido um acidente no caminho para a estação.
b) Deve ter perdido o comboio. Vou telefonar para casa para saber se deixou recado para eu esperar pelo
próximo comboio.


Resultado
1. Se escolheu b) para todas as perguntas, então sabe tudo acerca de ser optimista. Você é como um raio de sol para as pessoas que o rodeiam. Todos apreciam a sua atitude optimista e muitos, naturalmente, o invejam por isso.Não mude!

2. Se respondeu a) a três, quatro ou cinco perguntas, então é tempo de olhar bem à sua volta. A sua vida é provavelmente monótona e desorganizada. É um derrotista, um pessimista e não tem nenhuma autoconfiança. Preocupa-se por tudo e por nada, e naturalmente é uma daquelas pessoas que todos acham um pouco deprimente.

3. Se respondeu a) a uma ou a duas das perguntas, está no caminho certo, mas ainda tem progressos a fazer.Não é possível libertar-se, do dia para a noite, da atitude pessimista que possuiu durante uma vida inteira. No entanto, se tentar, logo perceberá que não precisa de muito esforço para começar a adoptar uma atitude mais optimista. Após algumas semanas deverá sentir uma melhoria significativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ha razao para ir ao psicólogo? Escreva-me e exponha o que sente, o que o perturba, o que precisa de esclarecer na sua cabeça....