Se entrou aqui é porque provavelmente coloca a si mesmo a hipotese de recorrer à ajuda de um psicólogo. Hoje em dia, procurar ajuda psicológica especializada acaba por fazer parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em algumas fases da sua vida, crítica ou não, necessite de recorrer a um psicólogo. Não é vergonha alguma dizer que se anda num psicólogo, porque muitas vezes as potencialidades de nos sentirmos bem estão dentro de nós, nós é que não as vislumbramos.........



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Perturbação biolpar: confusão e mais confusão

A Perturbação Bipolar faz parte dos quadros de depressão, contudo pelas suas características tão intensas é conhecido por “crise de exageros”. Existem períodos em que o individuo torno bipolar passa o dia na cama, não come quase nada,   não toma banho, sem ânimo para nada. Em outros momentos o bipolar transforma-se, fica falador, expansivo, acha-se omnipotente e tem poder para tudo, a auto-estima vai para as alturas, "pula" de um assunto pra outro numa rapidez que não dá tempo para executar nada. Nessa fase a pessoa sente-se com muita energia, mas não realiza muita coisa dado não ter concentração alguma. É agitada, isso não o deixa fazer muita coisa.


Ou seja, numa fase não faz muita coisa porque está apático, noutra fase também não por estar agitado demais. A perturbação bipolar (também chamada doença maníaco-depressiva), é uma doença psiquiátrica grave, que causa mudanças extremas do humor, da energia e do funcionamento geral. Caracteriza-se por ciclos de depressão alternando com episódios maníacos
curva bipolar
Tal como foi referido, a fase agitada, em psicologia, é chamada de fase de mania. É a fase onde a pessoa começa a fazer compras compulsivas, por exemplo, compra tudo o que não precisa e não tem como pagar. Isso é um exemplo do tipo de risco que a pessoa se coloca quando está na fase de mania. Existe uma gangorra emocional.
É comum os amigos gostarem do portador de perturbação bipolar nessa fase, pois ele torna-se corajoso. É fácil de confundir com a alegria normal, mas de normal não tem nada porque o bipolar faz coisas que jamais faria se estivesse normal. O bipolar, por exemplo, pode ter comportamentos sexuais que não são da sua natureza, a sexualidade é intensificada e isso obviamente também o coloca em risco.  

 
Não é fácil fazer o diagnóstico do bipolar. Muitas vezes esta fase exaltada só aparece muito tempo depois do quadro de depressão ter começado e quando aparece a fase da mania o bipolar pensa que está a melhorar. Alguns deixam de fazer o tratamento nesta fase, o que é um erro, pois o que ela sentiu foi uma exaltação doentia, não se tratava da depressão em remissão.
A perturbação bipolar aparece em menor quantidade na população, é mais raro, mas por incrível que pareça é o tipo de patologia que aparece em maior número nas clínicas em procura de tratamento. Esta procura deve-se ao facto de os sintomas do transtorno bipolar serem muito mais intensos, não dá para “empurrar com a barriga”. É como se você levasse uma martelada no dedão grande do pé, você procura ajuda imediatamente, mas quando está com aquele calo que vai apertando devagar, você acha que pode seguir sozinho, não procura ajuda, mesmo precisando desta ajuda. Assim é a perturbação bipolar, como uma martelada no dedão do pé.   

Em Portugal, cerca de 200 mil pessoas, de ambos os sexos, sofrem de doença bipolar.
As causas do aparecimento da doença não são específicas, uma vez que variam consoante o tipo de personalidade e a própria pessoa.

No entanto, os problemas do dia-a-dia podem – e muito – contribuir para o aparecimento de casos de bipolaridade.

A idade não é um factor preponderante para uma melhor compreensão da doença, uma vez que não há uma faixa etária específica para o aparecimento da mesma´no entanto"existe uma maior ocorrência de casos na fase da adolescência.

A doença bipolar é uma doença que interfere muito com a dinâmica familiar do paciente, com a sua vida profissional e com as relações interpessoais – não tem cura. Porém, o tratamento tem uma importância muito significativa na estagnação da bipolaridade pois "evita o aparecimento de crises, estabilizando-as.
O doente bipolar tem de lutar diariamente contra os estigmas e preconceitos sociais, muitas vezes consequência da agressividade que se manifesta durante a depressão.

Quando entra nessa fase mais crítica, ou seja, na fase depressiva, o doente tem tendência a se isolar dos amigos, colegas e até mesmo dos familiares. Esse afastamento deve-se, na maioria das vezes, ao facto de o doente sentir fobia em relação ao mundo exterior. Ao se isolar, pensa que irá resolver os grandes conflitos interiores com que se depara.

Porém, para além de não conseguir resolver estes conflitos, o doente vai perdendo amigos, acabando por ficar cada vez mais só. Este facto deve-se ao facto de as pessoas se assustarem com as crises depressivas dos bipolares, que chegam a ter comportamentos agressivos para com as mesmas.

Não deixe isto acontecer consigo. O pior problema da depressão é a desesperança, a falsa crença de que nada vai mudar na sua vida, mas eu garanto que se você der uma chance a você verá  que muita coisa mudar. Dê-se  o direito de se tratar. A depressão começa com um descontentamento pela vida.
Os meses vão passando e a situação vai ficando mais grave. Sair da cama, ir para o trabalho começa a ser muito difícil, a pessoa começa a ficar irritada, ter crises de choro,  sente-se doente, apática, sem vontade de falar com ninguém. O corpo continua vivo, mas a alma não.

O mais importante disso tudo é você saber que existe tratamento, tem que o fazer para controlar a depressão e o transtorno Bipolar, a psicoterapia associada ao tratamento medicamentoso oferece equilibrio e a possibilidade de uma vida normal.










3 comentários:

  1. A quantidade de gente é de facto muita... 200mil por cá a sofrerem desta doença. Grande parte não deve saber se quer que a tem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem pessoas que não assume ser bipolar por ter medo.. Eu sou bipolar.

    ResponderEliminar
  3. Parabens Luanna por assumir e por perceber que apesar de ser uma "doença" qualquer pessoa bipolar poderá ter uma vida prfeitamente natural desde que assuma para si mesmo aquilo que tem e que tenha vontade em se cuidar....

    cumprimentos

    ResponderEliminar

Ha razao para ir ao psicólogo? Escreva-me e exponha o que sente, o que o perturba, o que precisa de esclarecer na sua cabeça....