Se entrou aqui é porque provavelmente coloca a si mesmo a hipotese de recorrer à ajuda de um psicólogo. Hoje em dia, procurar ajuda psicológica especializada acaba por fazer parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em algumas fases da sua vida, crítica ou não, necessite de recorrer a um psicólogo. Não é vergonha alguma dizer que se anda num psicólogo, porque muitas vezes as potencialidades de nos sentirmos bem estão dentro de nós, nós é que não as vislumbramos.........



terça-feira, 3 de abril de 2012

Falta de ânimo e motivação


Você é o tipo de pessoa que acorda de manhã e não sabe por onde começar, alias nem sente vontade de sair da cama - não é por não saber o que fazer pois tem na cabeça tudo o que deve ser feito, mas não tem animo para nada? Tudo parece dificil e precisa de, literalmente, se arrastar para fazer qualquer coisa?


Porque nos falta motivação?

Se você se sente desanimado por mais de seis meses e não consegue mudar mesmo que os amigos e familiares tentem oferecer passeios ou coisas que em outras épocas lhe dariam muita empolgação, você está em depressão.

 A depressão piora quando não temos a sensação de que seremos bem sucedidos nas tarefas que "precisamos" fazer. Vou explicar melhor:

O nosso cérebro é constituído por uma região responsável pelas recompensas. Tudo o que  fazemos e tem boas recompensas temos vontade de fazer de novo. O inverso também é verdadeiro, tudo o que fizermos que der resultados dolorosos não seremos mais impulsionados para atividades iguais ou parecidas.Parece obvio, não?

Tudo o que é bom desejaremos mais, o que for mau temos tendência a afastarmo-nos. Mas a grande subjetividade do ser humano complica tudo pois, muitas vezes nós não nos damos o direito de não gostar de alguma coisa e assim não temos a consciência do porquê de fugirmos destas coisas. Por exemplo, você tem que limpar o armário, sabe que ter um armário limpo é muito bom, agradável e facilita para encontrar a suas coisas, mas nada disso é suficiente para "pular" de alegria quando pensa em limpar armário? Porque, se teoricamente o resultado é positivo não deveríamos desejar a atividade? Não, porque no fundo você não foca o resultado final, ou seja, sua vida será facilitada ao encontrar cada objeto rapidamente em um armário limpo e organizado. Ao invés disso você foca no processo, ou seja no tempo que usará para limpar este armário e no trabalho que dará ao procurar panos de limpeza, pegar o balde água, etc.

Dei o exemplo da limpeza de armário, mas para entender o seu desânimo você pode colocar no lugar qualquer atividade: Ir à escola, ligar para os clientes, almoçar com amigos, comprar um presente, fazer desporto, organizar uma festa em casa, etc. O cérebro da pessoa em depressão não consegue pensar a médio e longo prazo, não consegue nem imaginar a maravilhosa sensação de "missão cumprida" ao terminar um relatório para a empresa, ou outra tarefa qualquer.

A natureza tenta nos ajudar nisso, e podemos perceber essa ajuda na adrenalina que recebemos quando estamos correndo. Pense bem correr cansa, deixa nos suados e sujos então porque é que algumas pessoas simplesmente adoram correr? Por causa da adrenalina que nosso cérebro produz quando corremos. É como se seu cérebro quisesse que você não parasse. Você já parou para pensar no porquê do seu cérebro o incentivar a fazer certas coisas?

Porque é que alguns perdem a capacidade de sentir prazer na vida?

Para uma grande maioria de pessoas é porque tiveram experiências destruidoras tão intensas que deixaram marcas tão profundas que parece que o cérebro "aprendeu" que não adianta e que não têm saída - eles serão vencidos, nunca vencedores. Vou dar alguns exemplos. Pais, familiares ou colegas que abusaram do poder sobre as crianças, ou professores que não tiveram preparação suficiente para lidar com a natural criatividade das crianças acabam cerceando a livre expressão com a famosa frase "quem manda sou eu". Isso vai imprimindo no cérebro a informação de que os outros são sempre mais poderosos, mais importantes e só lhe resta ficar num canto "quietinho". Quando vão ver estão adultos e ainda funcionando conforme as informações destruidoras que um dia receberam.


Como vencer o desanimo e falta de motivação?

Identificar quais foram as informações destruidoras que o seu cérebro imprimiu sem ao menos perceber que eram falsas mas que foram passadas por pessoas que tinham poder sobre você, é o primeiro passo. Não é uma tarefa fácil pois este conteúdo é algo que você tem na sua memória mais profunda, não é de fácil acesso no dia a dia, e mesmo que a identifique muitas vezes não associados estes acontecimentos do passado com os comportamentos e emoções atuais. Uma forma de conseguir isso é através do olhar treinado de uma pessoa que está fora desta dinâmica, ou seja um psicoterapeuta. O segundo passo será a substituição desta informação destrutiva por outras, agora verdadeiras. Com certeza você terá sua via de volta e sua vontade de viver.



2 comentários:

  1. Olá!! Nós já nos conhecemos de vista,...
    Sim, e tenho talves mais até que uma razão, para ir ao psicólogo. No fundo tudo me faz confusão, ñ consigo ultrapassar coisas que anteriormente em nada intreferiam na minha simples vida.Sou casada com uma pessoa que só me fez sofrer, em muitos sentidos ; instablidade sentimental, financeira ,familiar... não é o homen que me mostrou antes ser, está lonje de ser um pai que dizia vir a ser e as contas eu é que tenho de me preocupar pois é para isso que cá estou, nem que para isso tenha que ter varias ocupações... ficando sem tempo para mim , e para aquele que no fundo me dá força para levantar tds os dias da cama o meu lindo filho.Porque é que ñ o deixo, será pelo facto de ficar sem casa, a case que até aqui eu é k pago e luto para não a perder, o carro porque vendi o de solteira e agora este esta em nome dele??? ou será para que ñ me crucifiquem como uma criminosa. Sim, a minha mãe diz, que se ele ñ me bate....portanto é muito bom. E os objectivos de ter uma vida melhor, dar um futuro ao meu filho, isso não é importante?..será que é uma pessoa com este tipo de mentalidade tenho que respeitar só porque a amo, e é a minha unica familia, não a quero humilhar perante os vizinhos!! mas quero ser feliz, e esta instabilidade mata-me aos poucos, será que já estou louca? ou simplesmente sou uma egoista desmedida?? Mas sinto que vivo em função de outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola maria. Eu gostaria de poder ter a oportunidade de conversar consigo porque realmente do seu discurso perpassam muitos sentimentos, muitas angustias e realmente a tal falta de ânimo e motivação. Não se trata de uma egoista desmedida mas um rumo que deseja mas não consegue concretizar nem encontrar. Eu ñão sei quem será voce por maria diz me pouco se pudesses escrever me para o email pessoal e quiser marcar uma consulta...

      carolina.bernardo.mesquita@gmail.com

      aguardo para breve o seu contaco

      cumprimentos e ate ja

      Eliminar

Ha razao para ir ao psicólogo? Escreva-me e exponha o que sente, o que o perturba, o que precisa de esclarecer na sua cabeça....