Se entrou aqui é porque provavelmente coloca a si mesmo a hipotese de recorrer à ajuda de um psicólogo. Hoje em dia, procurar ajuda psicológica especializada acaba por fazer parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em algumas fases da sua vida, crítica ou não, necessite de recorrer a um psicólogo. Não é vergonha alguma dizer que se anda num psicólogo, porque muitas vezes as potencialidades de nos sentirmos bem estão dentro de nós, nós é que não as vislumbramos.........



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Como controlar a sua raiva....

Controle da Raiva
 
Você já deve ter passado por situações de morrer de raiva . Existem dias que parece que tudo está mal, qu nada corre bem, tudo é errado: o transito infernal, o seu chefe nem deu importância para o seu trabalho que lhe custou um dia inteiro e umas quantas horas de sono, o supermercado que não tinha troco ou o multibanco não funciona. Não dá para aguentar. Uma coisa destrutiva vai se formando emergindo dentro de si e, você acaba por descontar, descarregar todas as suas frustrações cima do marido, esposa, mãe, enfim, em cima de quem não tem nada a ver com a origem do problema.

Temos que perceber que a raiva por si só não é uma coisa "má", a raiva é um mecanismo de defesa e foi fundamental para a sobrevivência das espécies. Um dos mecanismos de auto defesa é a raiva, pois ela de mobiliza contra o ataque alheio.

Existem momento em que dá mesmo vontade de gritar e até de agredir uns e outros. O problema surge justamente esse quando essa revolta o faz perder o controle e agir desproporcionalmente.

Raiva está relacionada com a frustração e aparece em dois tipos de situações:

- Quando você não consegue realizar uma coisa que queria muito - você sente-se frustrado .

- Quando você se sente desprezado, diminuído e desvalorizado.



 
Tal como já aqui falei em artigos anteriores, existem pessoas com uma habilidade brutal em fazer os outros sentirem-se diminuídos, e conseqüentemente morrendo de raiva, por exemplo, o cliente que coloca a loja "abaixo", fala mal de todos os produtos e não compra nada, ou o chefe que parece que faz de conta que você não existe, ou as pessoas do seu seio familiar que não reconhecem o trabalhão que você teve em limpar a casa, fazer o almoço o jantar, deixar tudo limpinho e arranjado. Tudo isso "mina" qualquer um de raiva.

Existem duas formas muito negativas de lidar com essa raiva:

- Explodir e perder o controle. Quem perdeu o controle perde a razão, mesmo que a razão esteja toda com ele na hora da explosão ela vai para o “ralo”.

- Abaixar a cabeça. Engolir sapos não é saudável. Normalmente a pessoa que engole é aquela que traz dentro de si uma educação onde deve sempre atender às expectativas dos outros. Quando você tem a crença que as necessidades dos outros são mais importantes que as suas você desenvolve um ego fraco, torna-se uma pessoa incapaz de responder e de se impor quando precisa. Saber dizer “Não” é saber cuidar de si mesmo, é enfrentar o problema. Se não conseguir você ficará vítima e refém da raiva.
 
Não ter raiva nenhuma é tão perigoso quanto explodir de raiva. Mas é preciso aprender a externalizar os sentimentos na hora certa, da forma certa, na medida certa e com a pessoa certa.

Raiva não expressa da forma correta pode desencadear depressão ou grandes desastres no trabalho, no grupo social ou escolar.

Uma das piores coisas a fazer é disfarçar a raiva . Existem pessoas que dizem “Eu controlo-me” quando na realidade ele disfarçou, engoliu. Isso é péssimo. Controlar a raiva é aprender a lidar com ela.

 
Raiva está diretamente ligada ao stress pois passar raiva dia após dia vai te debilitado e você nem percebe o porquê.

Identifique o stresse despoletado por raiva “engolida”

- Irritação

- Sono perturbado - dorme demais ou de menos

- Perdeu a capacidade de sentir prazer com a vida

- Está comendo demais ou de menos

- Está tendo problemas de relacionamentos

Se você respondeu “sim” para a maioria destas cinco pontos você está stressado.
 
Para aprender a lidar com a raiva, sem reprimir, sem explodir e se prejudicar ainda mais deve-se ir a fundo e descobrir quais são as crenças que estão por trás dessa raiva.

 
A psicoterapia dá meios de se desapegar do passado que causa raiva, ultrapassar a barreira da neurose e se livrar do fardo de ser uma eterna vitima.

 
Precisamos de nos reconciliar com as coisas que nos fizeram sentir frustrados ou desvalorizados para começar a superar estas situações e ter a "coisa" que mais interessa: o controle sobre sua própria vida! Mas entenda que reconciliação não significa esquecer ou fazer de conta que “não foi nada”. Significa continuar a viver de forma leve sem apegos emocionais e comportamentos desgastantes.
 
A psicoterapia oferece alguns caminhos como a flexibilização de pensamento que lhe dará opções para reagir de formas adequadas, a mudança dos padrões de pensamentos para que as pequenas coisas do dia a dia sejam vistas apenas como são: pequenas coisas do dia a dia. Você não fará mais um “cavalo de batalha” quando furarem a fila, mas saberá agir com elegância e obter o respeito que merece.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Ha razao para ir ao psicólogo? Escreva-me e exponha o que sente, o que o perturba, o que precisa de esclarecer na sua cabeça....