Se entrou aqui é porque provavelmente coloca a si mesmo a hipotese de recorrer à ajuda de um psicólogo. Hoje em dia, procurar ajuda psicológica especializada acaba por fazer parte do quotidiano de muitas pessoas, pelo que é perfeitamente natural que em algumas fases da sua vida, crítica ou não, necessite de recorrer a um psicólogo. Não é vergonha alguma dizer que se anda num psicólogo, porque muitas vezes as potencialidades de nos sentirmos bem estão dentro de nós, nós é que não as vislumbramos.........



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A depressão é uma doença???


Tal como referido anteriomente, a depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, por conseguinte o pensamento. A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo (geralmente é tudo muito negro e tudo muito feio) e sente a realidade envolvente, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Afecta a forma como a pessoa se alimenta e dorme (as pessoas têm geralmente grandes dificuldades em adormecer, ou, por sua vez podem querer e sentir necessidade de estarem sempre a dormir), como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.

A Depressão é uma doença afectiva ou do humor, não sendo apenas sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço. Por vezes as pessoas sentem-se de tal forma tristes que simplesmente nao vislumbram outro cenário para elas.

Nao vale a pena dizer a uma pessoa deprimida "só estás assim porque queres", este é o pior erro que alguém pode fazer/dizer a uma pessoa que muitas vezes já se sente tao perdida e tao sozinha.

As pessoas com doença depressiva (estima-se que 17% das pessoas adultas sofram de uma doença depressiva em algum período da vida) não podem simplesmente melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos, podendo resultar numa inibição global da pessoa, afetando a parte psíquica, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física.

Sintomas
A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres (a designada anedonia) e para quase nada, não encontrando sentido para a vida. Apesar de ter consciência das coisas boas de sua vida, saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes e de não desejar estar dessa forma, continua muito deprimida.


Existem muitas maneiras de expressar um estado de depressão, e cada pessoa terá um tipo de comportamento, por exemplo: há pessoas que ficam caladas diante das suas preocupações, outras choram, outras contam as suas dificuldades para todos, outras sentem dor de estômago e alguns têm até aumento da pressão arterial. Tal como foi referido anteriormente é extremamente importante ter em conta o que o nosso organismos nos tem para dizer.
Tratamento O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão, Atualmente os medicamentos para depressão são muito eficientes, específicos e cada vez com menos efeitos colaterais. Os antidepressivos NÃO são calmantes. São substâncias específicas para a correção do humor ou do afecto do individuo.

Se o paciente é deprimido (depressao crónica), o tempo de tratamento pode ser mais longo e, inversamente, se o paciente está deprimido, passa apenas por uma fase de Depressão, podemos pensar num tratamento mais breve.

É importante não confundir o sentimento de tristeza com depressão. Se a pessoa está triste e consegue lidar com esse sentimento, então ela não está em depressão, afinal a tristeza é uma conseqüência de factos da vida, por exemplo perder o emprego. E quando a pessoa não consegue lidar com os seus sentimentos e perde a vontade de fazer o que gosta, não conseguindo ver o lado positivo na situação, o melhor conselho é procurar um profissional para o melhor diagnóstico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ha razao para ir ao psicólogo? Escreva-me e exponha o que sente, o que o perturba, o que precisa de esclarecer na sua cabeça....